Tarifa do transporte coletivo em PG sobe para R$ 5,50
O principal motivo do reajuste é a necessidade de garantir a recomposição do equilíbrio econômico-financeiro do sistema, que deu fortes sinais de esgotamento, em função da queda brutal no número de passageiros com a pandemia de Covid.
O impacto do desequilíbrio se fez sentir desde meados de 2020 e chegou a um patamar crítico em maio passado, quando os motoristas promoveram uma greve de 46 dias.
A Prefeitura tem, desde então, tomado diversas providências para evitar que novas greves viessem a interromper a prestação desse serviço. Uma das medidas foi a racionalização das linhas durante os finais de semana, com um novo desenho de rota e atendimento, para otimizar a circulação dos coletivos, manter o atendimento em todas as regiões da cidade e evitar que os ônibus circulassem vazios.
Mesmo com essas medidas, o número de passageiros pagantes continua bem abaixo da margem necessária para a manutenção do serviço, o que levou à necessidade do reajuste da tarifa, para evitar o colapso do sistema.
De Assessoria. Imagem: Reprodução Bnt online.