MPF pede suspensão dos direitos políticos de Luciano Hang


O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) que suspenda por oito anos os direitos políticos do empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamentos Havan. Conhecido como Véio da Havan, é cotado como candidato ao Senado por Santa Catarina.

Hang é acusado de abuso de poder econômico nas eleições para prefeito da cidade de Santa Rosa, um dos polos de produção de soja no Rio Grande do Sul. Procuradores lembram que, durante um evento eleitoral em 11 de dezembro de 2020, o empresário disse aos eleitores do município que só garantiria a continuidade da construção de uma loja na cidade se o vencedor fosse o candidato a prefeito Anderson Mantei (PP).

O MPF transcreveu falas de Luciano Hang no evento, em que afirma que a eleição de Mantei garantiria “menos burocracia” para a cidade. “Aliás, o PT e a esquerda são campeões de burocracia”, diz o empresário em trecho destacado pelo órgão. “A cueca deles é vermelha. Pode puxar, são vagabundos. Aliás, destruíram o nosso país, (…) maior crise financeira que o Brasil já viu, a crise econômica de 2015. Povo de Santa Rosa, não tenha memória curta”, completou o empresário.

Informações de MPF. Publicado por O Tempo. Imagem: BBC.