Saiba prazo das operadoras de telefonia para repassar redução de ICMS


As operadoras de telefonia devem repassar aos consumidores nos próximos meses a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) . No Rio, a taxa caiu de 32% para 18% sobre serviços essenciais, grupo composto por combustíveis, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações. A lei já está em vigor desde 1° de julho.

Apesar disso, nem todos os clientes foram beneficiados pela medida até o momento. Diante desse cenário, o Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se reuniu nesta quarta-feira (24) para tratar do assunto e abrir processos administrativos.

“O repasse da redução do ICMS aos consumidores é devido a contar do momento em que a empresa recolheu o imposto a menor e as empresas devem ressarcir os consumidores retroativamente”, informou a instituição, que pode aplicar multas sobre as empresas. Agora, a Anatel aguarda a manifestação de defesa das operadoras. 

Por nota, Claro, Vivo, OI e Tim justificaram os motivos pelos quais as reduções ainda não foram totalmente repassadas aos clientes.

Bolsonaro anunciou, na sua live semanal na última quinta-feira (18), que o governo federal zerou o imposto de importação de suplementos alimentares, como concentrados de proteína, entre outros itens
Sob pressão, Fiesp divulga nota em defesa da democracia e da liberdade de expressão.

Iniciativa acontece após críticas de industriais e do presidente Jair Bolsonaro por conta da operação da PF contra empresários bolsonaristas

TIM

A Tim informou que a execução dos repasses necessita de adaptações sistêmicas e operacionais nas quais a operadora já está trabalhando desde que a redução do ICMS foi aplicada. A empresa também afirmou que os efeitos da medida necessariamente são aplicados em fases.

 

Publicado pelo Jornal O Dia. Imagem: Luciano Rodrigues.