Lançamentos Contábeis: Saiba o que são, veja exemplos e como fazer


Não é difícil saber o que são lançamentos contábeis quando lembramos das contas a pagar, a receber e de outras rotinas do dia a dia na empresa.

São uma referência à raiz dos dados que alimentam os demonstrativos e indicadores, procedimento por meio do qual todas as movimentações econômicas são registradas. 

Para quem não está familiarizado com o assunto, pode parecer algo estranho, mas na verdade é bem simples, como você confere ao longo deste post.

Aliás, estamos aqui para simplificar tudo.

Acompanhe até o final!

O que são lançamentos contábeis?

Lançamentos contábeis são registros de todos os fatos contábeis ocorridos na empresa em ordem cronológica de acontecimento, conforme determinam as normas e boas práticas da escrituração contábil.

Descritos no Livro Diário, constituem a base de dados para todas as demais informações econômicas e financeiras de um negócio.

Afinal, se os fatos contábeis não forem devidamente registrados na ordem em que acontecem, a empresa não terá o controle de suas operações e provavelmente não saberá se os resultados têm sido ou não satisfatórios. 

Nesse contexto, vale a pena esclarecer dois conceitos essenciais da escrituração contábil:

1. Fato contábil

2. Ato contábil.

Um fato contábil é um acontecimento que altera o patrimônio empresarial de forma qualitativa (quando um direito é trocado por um bem, por exemplo) ou quantitativa, que é quando o valor do patrimônio sofre variações.

Todos os acontecimentos de uma empresa caracterizados como fato contábil, portanto, são contemplados pelos lançamentos contábeis.

Um ato contábil, por outro lado (a instituição de um código de ética ou uma reunião para tratar de assuntos de trabalho, por exemplo) não altera o patrimônio da entidade, logo, não deve aparecer na escrituração contábil.

Quando ocorrem os lançamentos contábeis

Os lançamentos contábeis, de acordo com os padrões da contabilidade, precisam atender a dois critérios objetivos: 

1. Benefício econômico para a empresa ou para terceiros

2. Passível de ser aferido com base em métodos e documentos confiáveis.

Assim, diversos acontecimentos do dia a dia da empresa devem ser registrados nos lançamentos contábeis, como:

  • Venda de um produto do estoque (lançamentos contábeis de estoque)
  • Recebimento de venda à vista ou a prazo (lançamentos contábeis de venda de mercadoria)
  • Pagamento de funcionários (lançamentos contábeis de folha de pagamento) 
  • Empréstimo bancário
  • Aquisição de veículos e equipamentos, etc.

Vale ressaltar que sempre que houver movimentações, como as exemplificadas acima, os lançamentos contábeis devem ser feitos conforme o método de partidas dobradas.

São os conceitos de débito e crédito usados para identificar a origem e o destino de dinheiro, bens, direitos ou obrigações entre as contas contábeis da empresa.

A ideia é traçar um raio-x das movimentações econômicas para tirar conclusões, do tipo: “se o fornecedor foi pago, de onde saiu o dinheiro?”

Ou: “Consta a venda de uma mercadoria no sistema de controle do estoque. Em que conta está o dinheiro?”

A seguir, veremos mais detalhes sobre como funcionam os lançamentos contábeis e uma explicação simples sobre o que são os tais débito e crédito.

Tipos de lançamentos contábeis

Os lançamentos contábeis podem ser feitos de diferentes maneiras, conforme os quatro tipos citados a seguir.

1. Uma conta débito para uma conta crédito (lançamento de primeira fórmula)

2. Uma conta débito para mais de uma conta crédito (segunda fórmula)

3. Mais de uma conta débito para uma conta crédito (terceira fórmula)

4. Mais de uma conta débito para mais de uma conta crédito (quarta fórmula).

Os conceitos de débito e crédito, que também causam confusão devido à nossa familiaridade com o extrato bancário, podem ser explicados da seguinte maneira:

1. Debitar = receber 

2. Creditar = originar.

Imaginemos a seguinte situação.

Um empresário, ciente da necessidade de ampliar a frota da empresa, precisou comprar um carro novo e usou, para isso, o dinheiro da empresa que estava no banco. 

Esse é um fato contábil, portanto, deve ser contemplado nos lançamentos contábeis. 

Ao fazer a escrituração contábil, será necessário debitar a conta “Veículos”, que recebeu o bem adquirido, e creditar a conta “Bancos”, que originou os recursos.

O lançamento deve conter ainda o valor da transação em moeda nacional, a data dos lançamentos em ordem cronológica e um breve histórico descrito de maneira clara e objetiva, como:

  • “Valor relativo à aquisição de um veículo da marca x, modelo y, chassi z, de acordo com a NFe nº, da empresa (nome da empresa)”.

O processo de escrituração é o mesmo para qualquer conjunto de contas, sejam lançamentos contábeis de abertura de empresas, estoque, folha de pagamento, entre outros.

Como fazer lançamentos contábeis

Os lançamentos contábeis hoje em dia são feitos basicamente por meios eletrônicos, graças às ferramentas da contabilidade digital. 

Contudo, é importante você saber como funciona e quais critérios precisam ser observados. Vamos ao passo a passo com exemplos:

Quanto aos elementos essenciais

Os lançamentos contábeis são feitos no Livro Diário, em versão impressa ou digital, conforme os seguintes elementos essenciais:

  • Em idioma e em moeda corrente nacionais
  • Em forma contábil
  • Em ordem cronológica (dia, mês e ano)
  • Sem espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas
  • Com base em documentos confiáveis de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem os fatos contábeis.

 

Publicado pela Rede Jornal Contábil. Imagem: Banco de imagens.