Pesquisa revela que 77% dos brasileiros consideram fácil o acesso a serviços públicos digitais
Um estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com 2 mil entrevistas em todo o país traz novos dados sobre a conectividade, o acesso a dispositivos digitais e as habilidades digitais dos brasileiros, além de analisar padrões de interação com os serviços públicos.
A pesquisa contou com o apoio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o objetivo de buscar evidências para a qualificação das iniciativas de transformação do Estado com uma abordagem inclusiva.
Segundo o levantamento Uso de Serviços Digitais – um retrato do Brasil, dois terços (66,3%) da população adulta brasileira declararam ter utilizado ao menos um serviço público no último ano. Entre os brasileiros entrevistados que acessaram os serviços digitais, 77,1% consideraram a experiência fácil ou muito fácil.
Segundo o estudo, isso acontece com quem
acessa a internet diariamente, tem computador em casa e, assim, se sente
confiante em suas habilidades digitais para usar os serviços digitais
com mais frequência. Os serviços públicos mais utilizados são os
relacionados à saúde, como o Conecte SUS, por exemplo, serviços de
identificação (título de eleitor, RG, etc.) e serviços para motoristas
(carteira de habilitação, multas, transferência de veículos).
Créditos: Agência Gov | Via MGI. RealTime1
