ESG e o mercado de créditos de carbono na pauta do Conexão Contábil Nacional
Sustentabilidade ambiental, ética social e governança são, atualmente, pilares essenciais para o mercado. Conhecidos pela sigla ESG (em inglês Environmental, Social e Governance), esses conceitos estão sendo utilizados por diversos setores para construírem confiança com clientes, investidores e outras partes interessadas. O tema ficou em destaque mais ainda após normas globais estabelecerem a obrigatoriedade da emissão de relatórios ESG para as companhias abertas a partir de 2026.
A tendência alavancou alguns setores específicos do mercado. Nesse sentido, o 3º Conexão Contábil Nacional, em sintonia com as dinâmicas da atualidade, traz um painel sobre as oportunidades e desafios do mercado de Crédito de Carbono e do ESG, com o recorte de como os contadores podem atuar na certificação e auditoria de créditos de carbono.
O painel será o primeiro da programação, realizado no dia 6 de agosto, e contará com o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Marcello de Lima. O Tocantins é o primeiro estado do Brasil a negociar créditos de carbono no mercado internacional, e os participantes do Conexão Contábil poderão conhecer os detalhes desse caso no Painel 1 do evento, moderado pelo presidente do CFC, Aécio Dantas.
Mais sobre o 3º Conexão Contábil Nacional
Em 5 e 6 de agosto, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promove
o 3º Conexão Contábil Nacional, encontro que aborda as transformações
do universo contábil e possibilita debates que engrandecem a
profissão. A programação inclui palestras, painéis e outras atividades,
com temas que contribuem para que o profissional da contabilidade
visualize a grande amplitude de oportunidades no mercado, e amplie suas
possibilidades na carreira.
Mais detalhes da programação aqui.
Comunicação CFC. Imagem: Sebrae