Vendas dos pequenos negócios no comércio eletrônico crescem 76% em três anos


As vendas dos pequenos negócios pela internet cresceram mais de 76% nos últimos três anos. É o que aponta um levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, com dados da Receita Federal. De acordo com os dados do MDIC, se considerado o período anterior à pandemia (2019), o salto chegou a 1.200%, com as vendas saindo de R$ 5 bi para R$ 67 bi, no ano passado.

“Esse crescimento nas vendas de pequenas empresas pela internet desde a pandemia é um reflexo claro da transformação digital que veio para ficar. O e-commerce se consolidou como um canal indispensável para a competitividade dos pequenos negócios. Ele rompe barreiras geográficas, reduz custos de expansão e permite ao empreendedor vender 24 horas por dia, com mais previsibilidade e escala. Para o setor, isso representa acesso direto ao consumidor final, maior margem e independência de intermediários”, analisa o gestor de Mercado Digital do Sebrae, William Almeida.

Este processo de maior participação das MPE no comércio eletrônico foi percebido recentemente pelo Sebrae. A 9ª edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, mostrou que 70% dos pequenos negócios já utilizam canais digitais para vender.

No total, o comércio eletrônico movimentou R$ 225 bilhões em 2024, com um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior e de 311% nos últimos cinco anos. Desde 2016, já foram negociados R$ 1 trilhão via comércio eletrônico no país. Para quem ainda não está no mercado digital, William Almeida orienta procurar o Sebrae para receber orientações e começar de forma assertiva.al, William Almeida orienta procurar o Sebrae para receber orientações e começar de forma assertiva.

 

Agência Sebrae. Sebrae Digital - Sebrae RS