Normas internacionais recebem alterações para alinhar definições de entidades de interesse público

O International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb) aprovou emendas de escopo restrito às Normas Internacionais de Gestão da Qualidade (ISQMs, na sigla em inglês), às Normas Internacionais de Auditoria (ISAs, na sigla em inglês) e à ISRE 2400 – Trabalhos de Revisão de Demonstrações Contábeis (Revisada). As mudanças visam harmonizar as definições de entidade listada e de entidade de interesse público com o Código de Ética para Contadores Profissionais, emitido pelo International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba).

De acordo com o Iaasb, a principal atualização é a adoção da mesma definição de entidade de capital aberto (PTE, na sigla em inglês) já utilizada no Código de Ética do Iesba. A medida reconhece a importância de reguladores e órgãos normativos locais na definição de PTEs em suas jurisdições, promovendo maior consistência na aplicação das normas.

As alterações também incorporam um objetivo abrangente para requisitos diferenciados aplicáveis às PTEs, além de estabelecer uma estrutura que orienta quando esses requisitos podem ser estendidos a diferentes entidades. Outro ponto relevante é a mudança na aplicabilidade de exigências antes voltadas exclusivamente a auditorias de entidades listadas, que passam a se estender às auditorias de PTEs.

Na ISRE 2400 (Revisada), foi incluído um novo requisito: profissionais devem divulgar publicamente, em seus relatórios de revisão, quando aplicarem regras específicas de independência em relação a determinadas entidades, como as de interesse público.

Para mais informações, acesse o site do Iaasb aqui.

 

Fonte: Comunicação CFC. Imagem: Arquivo Contábeis