4 motivos que levam a Receita Federal a bloquear seu CPF


Muitos brasileiros podem ter o CPF bloqueado e não fazem a menor ideia disso. Diferente do que muitos pensam, existem motivos que podem levar ao bloqueio, ou seja, a pessoa é literalmente “suspensa” junto à Receita Federal.

Lembrando que a suspensão é diferente do cancelamento. Com o seu CPF bloqueado, você pode enfrentar inúmeras dificuldades, como abrir conta em bancos, movimentar dinheiro entre contas, solicitar empréstimo ou até mesmo solicitar a aposentadoria.

Para se ter ideia da gravidade da situação, uma pessoa que tem o CPF bloqueado não pode nem mesmo receber o prêmio da Mega Sena caso tenha ganho, independentemente de qual seja o valor do prêmio.

A melhor maneira de saber como evitar ter seu CPF suspenso é descobrir o que pode levar ao seu bloqueio e, consequentemente, evitar contratempos indesejados.

Motivos que levam ao bloqueio do CPF

Muitos brasileiros são surpreendidos com o CPF bloqueado, até mesmo na hora de conseguir emprego. Quando uma empresa identifica que seu CPF está suspenso, ela pode acabar evitando de te contratar.

Para evitar vários transtornos, confira os motivos que levam a suspensão do CPF

1. Inconsistências cadastrais

Erro nos dados cadastrais junto à Receita Federal ou mesmo a falta de informações importantes do cidadão junto ao Fisco podem levar ao bloqueio do CPF, onde o status fica da seguinte forma junto ao fisco: pendente de regularização.

Esse tipo de situação acontece quando a Receita cruza os dados com o título de eleitor. No CPF está “Maria Aparecida Silva” enquanto no título de eleitor está “Maria A. Silva”.

2. Não votar e não justificar

Deixar de votar e não justificar a ausência do voto pode gerar problemas no seu CPF, especialmente por conta do cruzamento de dados junto à Justiça Eleitoral.

Se você faltou em duas eleições seguidas e nunca regularizou, as chances de seu CPF estar bloqueado são altas. Para resolver isso, é preciso pagar a multa eleitoral e regularizar as informações no site do TSE.

3. Deixar de declarar o Imposto de Renda

Pessoas que estão obrigadas a declarar o Imposto de Renda e não prestam contas ao Fisco podem ficar com o CPF irregular. Para resolver isso, será preciso fazer as declarações que estão em atraso (isso acabará acarretando multas e juros).

4. Dívidas e inadimplência

Muita gente não sabe, mas existe a possibilidade de a dívida levar à suspensão do CPF. Primeiro, a dívida suja seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa. Depois, se o problema continuar, pode virar uma pendência na Receita que afeta seu CPF.

Como consultar o status do meu CPF?

Consultar o status do seu CPF é muito fácil, para isso basta acessar o site da Receita Federal e buscar pela opção de “Comprovante de Situação Cadastral no CPF”. Confira o passo a passo:

Pronto! O comprovante será gerado e terá a informação “Situação Cadastral” se estiver Regular, não há problemas e seu CPF não está bloqueado pela Receita. Agora, caso apresente a informação “pendente de regularização”, será preciso verificar o que levou ao bloqueio.

 

Publicado pelo Jornal Contábil. Imagem: Click Petroleo e Gas