Com 3,2% no 4º trimestre, Paraná chega ao menor índice de desemprego da história em 2025


Com uma taxa de 3,2% no quarto trimestre de 2025, o Paraná atingiu o menor índice de desemprego da sua história para um trimestre. O resultado fechado do ano também representou o melhor desempenho do Estado, com a taxa de desocupação chegando a 3,6% em 2025 (3,3% para os homens e 3,9% para mulheres), uma redução de 0,5 ponto percentual em relação ao ano anterior, que era de 4,1%. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os índices paranaenses estão melhores que a média nacional. No último trimestre, a taxa de desocupação foi de 5,1% no País, e a média anual chegou a 5,6%.

O Paraná tem 9,8 milhões de pessoas com 14 anos ou mais, em idade de trabalhar, sendo que 6,47 milhões compõem a força de trabalho – que concentra as pessoas que estão trabalhando e aquelas que, mesmo não estando empregadas, estão procurando uma ocupação. Dentro da força de trabalho, o número de pessoas ocupadas chega a 6,26 milhões, enquanto 205 mil estão desocupadas.

Entre as ocupadas, 3,45 milhões estão empregadas no setor privado, sendo que 80,7% delas têm a carteira assinada, totalizando 2,78 milhões de empregos formais, também os maiores números da história. Outras 652 mil pessoas estão empregadas no setor público. Além disso, há um contingente de 1,9 milhão de pessoas em empregos informais. 

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias. Imagem: SERES