Fenacon lança campanha ‘Declare Certo 2026’ para orientar sobre o Imposto de Renda


O Sistema FENACON deu início aos preparativos para a campanha Declare Certo 2026. Com o slogan “Fique tranquilo, consulte um profissional contábil”, a ação institucional busca sensibilizar a população sobre a importância do planejamento prévio e do auxílio técnico para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

A campanha deste ano será dividida em três fases estratégicas, começando pela etapa de mobilização, passando pelo lançamento oficial e culminando em um mutirão de atendimento nacional.

Planejamento antecipado

A primeira fase, batizada de “Esquenta Declare Certo”, começa em fevereiro. Mesmo antes da Receita Federal publicar as normas e prazos oficiais para 2026, a Fenacon orienta que a organização antecipada de documentos é o caminho mais seguro para evitar erros.

“Estamos falando de cidadania e, principalmente, de segurança para o contribuinte. O objetivo é mostrar que ninguém precisa enfrentar esse processo sozinho”, afirma o presidente da Fenacon, Daniel Coêlho.

Calendário de ações e o “Dia D”

Em março, a campanha ganha escala nacional com a divulgação de guias práticos e orientações sobre mudanças na legislação e o rigoroso cruzamento de dados do Fisco.

O ponto alto da mobilização será o Dia D, agendado para 10 de abril. Na ocasião, sindicatos vinculados ao sistema (Sescons, Sescaps e Sinescontábil) realizarão mutirões de atendimento gratuito em pontos estratégicos de diversas cidades brasileiras. Profissionais da contabilidade estarão à disposição para esclarecer dúvidas e direcionar os cidadãos sobre a entrega correta do documento.

Impacto e valorização profissional

Em 2025, a iniciativa alcançou mais de 30 cidades, oferecendo suporte gratuito a centenas de contribuintes. Para 2026, a expectativa é bater recorde de participação.

Além do caráter social, a Fenacon reforça a valorização do contador. Para a entidade, o profissional contábil é o parceiro estratégico capaz de garantir conformidade legal e tranquilidade ao contribuinte, transformando o que costuma ser um período de estresse em um processo simples e seguro.

 

Fonte: Fenacon. Jornal Contábil