Micro e pequenas empresas registram melhor índice de confiança e acesso a crédito em um ano


O ano de 2026 começou com duas excelentes notícias das micro e pequenas empresas (MPEs) para a economia brasileira. Após um período de queda no segundo semestre do ano passado, a confiança do segmento voltou a crescer em janeiro, registrando o melhor resultado em 12 meses. A alta de 2,3 pontos em relação ao mês anterior levou o índice de confiança de janeiro ao patamar de 91,4 pontos. 

De acordo com estudo realizado pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, o primeiro mês do ano também registrou uma melhora do acesso a crédito, atingindo igualmente o nível mais alto no mesmo período de tempo (106,4 pontos).

A avaliação aponta que a retomada se deveu principalmente ao avanço nos indicadores de volume de demanda prevista e tendência dos negócios.

O levantamento mostra que o número de pedidos junto às MPEs voltou a crescer neste início de ano, a despeito da posição menos otimista registrada no mês anterior (dez/25). Segundo o estudo, o índice da Indústria retomou a liderança (Índice 90,4 pontos), à frente do índice de confiança do Comércio (89,9 pontos) e do setor de Serviços (88,4 pontos). A alta foi percebida nos três setores: Indústria (+6,6 pontos), Comércio (+6,1 pontos) e Serviços (+1,4 ponto).

O otimismo também foi observado em todas as regiões do país, com a liderança da região Sul (+6,2 pontos), seguida do Sudeste (+1,7 ponto), Nordeste (+1,5 ponto) e Norte/CO (+0,2 ponto).

 

Fonte: Agência Estadual de Notícias. Imagem: Arquivo ASN