Rio Paraná está dez metros acima do normal

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, na região oeste do Paraná, está com duas calhas abertas do vertedouro para dar conta da grande quantidade de água que chega no reservatório. A terceira calha é aberta apenas em casos de cheias excepcionais ou por medidas operacionais.

Segundo informações da assessoria de imprensa de Itaipu, a alta vazão na usina e também na bacia do Rio Iguaçu causaram a elevação do nível do Rio Paraná na fronteira do Brasil com o Paraguai. Neste local, o rio está 10 metros acima do normal.

No início desta semana, chegavam ao reservatório de Itaipu 21 mil metros cúbicos de água por segundo, mas somente 11 mil são utilizados na geração de energia. A usina está gerando, em média, entre 10 e 11 mil megawatts-hora. Itaipu bateu recorde de produção nos dois primeiros meses de 2011 em função das boas condições hidrológicas.

A grande quantidade de água em função das chuvas dos últimos dias também está proporcionando uma boa experiência para quem visita as Cataratas do Iguaçu. De acordo com a assessoria de imprensa do Parque Nacional do Iguaçu, a vazão está em quase 2 mil metros cúbicos por segundo, enquando a média varia entre 1,2 mil e 1,5 mil metros cúbicos.

Comentários