Efapi acontece em outubro e espera 100.000 visitantes

Inicialmente prevista para setembro mas suspensa em virtude da pandemia de gripe A, a 32ª edição da Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa, a Efapi, o evento mais tradicional da cidade nessa área, tem nova data. O prefeito Pedro Wosgrau Filho anunciou, durante entrevista coletiva, que as parcerias, principalmente com a Sociedade Rural, foram retomadas e que a Efapi vai ser aberta dia 21 de outubro, no Centro Agropecuário e no Centro de Eventos, prolongando-se até dia 25. A expectativa é de que 100.000 pessoas visitem os pavilhões e estandes.

Atrações não vão faltar: com entrada franca, estarão expostos mais de 1.200 animais – os até agora confirmados, pelo menos – entre bovinos, equinos, ovinos e caprinos. Na área de comércio, mais de 100 espaços já foram comercializados, segundo Adilson Berger, da Sociedade Rural dos Campos Gerais, o que leva a expectativa de negócios futuros a patamar semelhante àquele verificado no ano passado: R$ 10 milhões. Outro dado revelado é que já foram confirmadas mais de 20 palestras técnicas.

A Efapi terá também, fruto de parceria entre a comissão organizadora e o governo do Estado, uma edição da Feira Sabores do Paraná, patrocinada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

Um atrativo de peso, que são os shows – estes com ingressos vendidos a preços ainda não revelados – também está garantido. Um só, da programação original, foi mantido: a dupla Fernando e Sorocaba se apresenta no dia 22.

De acordo com o prefeito Wosgrau Filho, a decisão de suspender a Efapi ocorreu por precaução, “no pico da gripe, e ouvindo as autoridades de saúde, achamos melhor suspender a festa, naquele momento”. Agora, no entanto, as circunstâncias são diferentes: “temos uma redução de casos de gripe e já conversamos com a Secretaria de Saúde e o promotor [de Saúde Pública] Fuad Faraj”. Outro fator que contribuiu foi o fato de que, ao contrário da München, por exemplo, a Efapi se desenvolve quase que o tempo todo em espaços abertos: “90% da Efapi é a céu aberto. Acredito que teremos uma bela festa, um bom momento de negócios e uma ótima oportunidade de confraternização”, anotou o chefe do Executivo. “Temos tudo para ter um grande evento”, completa Berger, da Sociedade Rural.

Comentários