Projeto Ônibus da Saúde


Prefeitura de PG é parceira, fornecendo kits para coleta de exames


A Secretaria Municipal de Saúde irá fornecer os kits para a coleta preventiva de câncer de útero para o projeto Ônibus da Saúde, desenvolvido pela Viação Campos Gerais, em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Faculdade Santana e Hospital Evangélico. A quantidade de kits distribuídos seguirá a demanda de atendimento do projeto, que percorrerá todo o município. Caberá também à administração pública a análise e laudo dos exames feitos.

O ônibus usado no projeto foi adaptado para realizar exames preventivos ginecológicos, que serão realizados por uma equipe de Enfermagem da UEPG. Há também, no veículo, uma sala para atendimentos psicológicos, que serão feitos pela Faculdade Santana. Além dos atendimentos da Saúde, o ônibus levará também para os locais por onde passar recreadoras que desenvolverão atividades com as crianças, enquanto as mães passam pelo exame.

De acordo com a VCG, o ônibus está preparado para atender em torno de 40 mulheres por mês. A intenção, segundo a empresa, é que o Ônibus da Saúde percorra comunidades não atendidas pelo Programa de Atenção à Saúde (PSF) e áreas onde a Pastoral de Criança atua.

OUTRAS PARCERIAS

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Saúde, também trabalha com parcerias semelhantes a do Ônibus da Saúde, com a Rede Mercadomóveis e a Legião da Boa Vontade (LBV). O Centro da Mulher leva até o local definido pelos parceiros o profissional, a mesa ginecológica e os kits para a coleta para realizar os exames nas funcionárias. Há também a parceria com o Serviço de Obras Sociais (SOS), que promove, no Dia da Mulher, o exame preventivo do câncer de útero.

Segundo Renata Moraes, responsável pela Divisão de Ginecologia e Obstetrícia do Centro da Mulher, essa parceria pode ser feita com outras empresas. Para isso, é necessário que a empresa tenha no mínimo 20 mulheres para que o Centro de Mulher envie uma equipe até o local para realizar os exames. Os empresários interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Saúde.

Comentários