Campanha prega voto a candidatos da região

A região precisa melhorar a representatividade política como caminho para efetivação de conquistas econômicas e sociais. Sob esse argumento o Conselho de Entidades está relançando a campanha "Santo de Casa faz Milagre - vote nos candidatos dos Campos Gerais". A campanha foi originalmente lançada em 1994, pela Associação Comercial Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), com apoio de diversas entidades.

Os 19 municípios dos Campos Gerais - considerando os atendidos pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) - têm uma população de 775.474 habitantes, segundo estimativa do IBGE. São 548.895 eleitores. Ponta Grossa representa o principal colégio eleitoral, com quase 220 mil eleitores. Mesmo assim, o Município - a exemplo dos demais - tem encontrado dificuldades em eleger representantes para Câmara Federal.

Nos últimos 16 anos, somente três candidatos de Ponta Grossa assumiram a cadeira de deputado federal, sendo que dois eram suplentes. Djalma de Almeida Cesar iniciou o mandato em 1995, como suplente do deputado Elias Abrãao, que faleceu pouco tempo depois da posse. Para o mandato iniciado em 1999 a região elegeu Padre Roque Zimmermann (PT). Selma Schons (PT) assumiu em 2003 a suplência de Jorge Samek, que deixou a Câmara Federal para assumir a presidência da Itaipu Binacional.

Comentários