Prefeitura vai contratar equipes para ampliar Saúde da Família

A prefeitura de Ponta Grossa vai contratar diretamente profissionais da área de saúde – prestadores de serviços – para compor novas equipes do programa “Saúde da Família”.

O município conta hoje com 39 equipes formadas, mas quatro delas precisam ser completadas em função da saída dos médicos. Como os concursos estão esgotados e não há profissionais aprovados disponíveis, a solução encontrada é a contratação de prestadores de serviço.

Mas a disposição do governo municipal não é apenas contratar profissionais para completar essas equipes, mas sim ampliar a cobertura do programa Saúde da Família, com a contratação de equipes inteiras, pelo sistema de terceirização, e de imediato.

Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem – todos trabalhando em regime de 8h – e ainda 4 agentes comunitários de saúde. As contratações – tanto de médicos para completar as equipes, como das novas equipes completas – devem ser feitas em caráter emergencial.

As equipes do PSF que forem contratadas através do sistema de terceirização devem ser consolidadas, posteriormente, com a realização de novos concursos públicos. Agora, por lei, as licitações para realização de concursos estão suspensas até o término do processo eleitoral.

Somente a partir daí é que pode ser iniciado o trâmite licitatório para a realização dos concursos e, a partir de então, executados os procedimentos para o concurso.

Comentários