Câmara Municipal prepara transmissão de sessões

A Câmara Municipal iniciou, em caráter experimental, os trabalhos visando à transmissão das sessões plenárias por meio da internet. Um conjunto de câmeras foi instalado no plenário, juntamente com dois monitores, através dos quais os vereadores poderão acompanhar as imagens transmitidas. O início efetivo das transmissões, no entanto, deverá acontecer somente a partir do ano que vem.

Os estudos visando à transmissão das sessões pela internet foram iniciados no ano passado. O atual presidente, Alessandro Lozza de Moraes (PSDB), esteve em Londrina, conhecendo o sistema implantado no Legislativo do município. Recentemente, foram adquiridos os equipamentos necessários para a filmagem, o que inclui um conjunto de câmeras instaladas no plenário e uma central de monitoramento e edição, instalada na sala de imprensa. O custo do aparato foi de R$ 80 mil.

A transmissão ao vivo, através do site do Legislativo, ainda depende da contratação de uma nova banda de internet, em vista de que a atual não tem condições de suportar a transmissão. “Essa nova banda está sendo licitada e esperamos concluir o processo ainda este ano. Caso contrário, as transmissões deverão ser iniciadas no começo do ano que vem”, diz Alessandro.

De acordo com o presidente, o objetivo é permitir que mais pessoas acompanhem as discussões e votações no Legislativo, já que será possível fazer isso através da página da Câmara Municipal na internet. “Além disso, teremos todas as sessões gravadas, arquivadas em som e vídeo”, destaca. A intenção é disponibilizar esse arquivo também no site do Legislativo.

Comentários