La Niña: Primavera está com chuvas abaixo da média

A primavera traz a expectativa para o aumento do volumes de chuvas que deveria ser maior ainda no verão. Mas o fenômeno La Niña mostra que deve modificar o comportamento de chuvas no Estado. O mês de novembro, as chuvas vieram de forma bastante irregular, muitas vezes acompanhadas de tempestades e grandes volumes de chuvas em pouco tempo, mas a precipitação acumulada neste mês ainda está abaixo da média na grande maioria do território paranaense, segundo dados do Simepar.

Em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, por exemplo, a precipitação está 71 % abaixo da média climatológica. Em Curitiba, são menos 45,07% de chuvas.

Previsão para o fim de semana - As condições do tempo voltam a ficar instáveis e com previsão de pancadas de chuva e incidência de descargas atmosféricas (raios) nas regiões Oeste e Sudoeste a partir da tarde deste domingo. Já nas regiões Centro-Sul e Noroeste as pancadas ainda serão fracas. Nas demais regiões paranaenses o Sol predomina durante todo o dia. As temperaturas seguem bastante elevadas, o que nas regiões onde são esperadas chuvas com raios, poderá ocasionar rajadas de vento moderadas. Em Curitiba, não deve chover e as temperaturas chegam a 29 graus no domingo.

Comentários