Estradas que vão para o Litoral têm movimento intenso

O movimento de veículos em direção às praias é intenso no fim da manhã deste domingo (26). Na BR-277, que liga Curitiba aos balneários de Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, o fluxo de carros em direção ao Litoral, de 1,3 mil veículos por hora, era considerado alto. Em dias normais, o fluxo é de 500 veículos por hora nos dois sentidos, ou quase três vezes menor do que o registrado neste domingo. Em direção a Curitiba, o trânsito é normal, com 500 carros retornando à capital a cada hora.

Na BR-376, que faz a ligação entre Curitiba e as praias de Santa Catarina, o fluxo era intenso por volta do meio-dia, com média de 2,8 mil carros por hora em direção ao sul. Em dias normais, o fluxo é de mil carros por hora nos dois sentidos, ou quase três vezes menor. A média de carros em direção a Curitiba também era alto, com 1,5 mil carros por hora, segundo a concessionária Ecovia.

Rodovias estaduais

Nas rodovias estaduais, o fluxo segue acima do normal. Na PR-407, que liga a BR-277 a Pontal do Paraná, a média de carros que seguia em direção aos balneários por volta de meio-dia era de 250 veículos por hora, movimento 25% acima do normal.

Na PR-508 (Alexandra-Matinhos), que liga a BR-277 a Matinhos, o fluxo de veículo sem direção ao litoral era de 420 carros por hora, ou duas vezes maior.

Na PR-412, que liga a BR-277 a Guaratuba e Garuva (SC), o fluxo era considerado normal pela PRE, com média de 100 veículos por hora.

Na PR-410 (Estrada da Graciosa), o movimento é intenso, com fluxo de mil veículos por hora, com formação de filas. Como a estrada é de pista simples, a formação de filas é constante quando o movimento ultrapassa o fluxo normal, que é de cerca de 200 veículos por hora, de acordo com a PRE.

Cuidados

A PRE e a PRF alertam os motoristas sobre o respeito aos limites de velocidade e a importância de planejar a viagem. O motorista deve evitar dirigir logo após a ingestão de comida e em hipótese alguma ingerir bebida alcoólica – dirigir embriagado é crime de trânsito e pode causar acidentes fatais. Uma outra orientação é evitar os horários de pico e realizar paradas a cada uma hora, além de dirigir sempre com os faróis acesos, mesmo quando não houver neblina.

Comentários