Secretaria da Educação e MP vão combater evasão escolar

A Secretaria de Estado da Educação e o Ministério Público (MP) do Paraná irão atuar juntos no combate à evasão escolar. A ideia é que os dois órgãos passem a planejar ações que aproximem a comunidade escolar da rede de proteção da criança e do adolescente. Uma primeira conversa sobre esta atuação foi feita hoje, no Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (Caopca), em Curitiba.

Um dos interesses do MP é aperfeiçoar a Ficha de Comunicação do Aluno Ausente (Fica). Existente desde 2005, a ficha tem como objetivo acompanhar os casos de evasão de todos os alunos a partir do momento em que apresentem ausência de cinodias consecutivos e sete dias alternados.

Na opinião do secretário Flávio Arns, a Educação está em constante processo de discussão sobre a vida de crianças e adolescentes. “É possível trabalhar com a comunidade, pais, professores. Muitas vezes as pessoas não ajudam por que não sabem o quê e nem como fazer”, diz. Daqui a três semanas representantes dos dois órgãos voltam a se reunir para a aprovação do plano de ação desta parceria.

Comentários