Balanço: Após temporais, litoral continua sem água

Mais de uma semana depois de serem atingidas por fortes chuvas, as cidades de Antonina e Paranaguá, no litoral do Paraná, continuam com problemas no fornecimento de água à população. Em Antonina, o abastecimento voltou a ser interrompido na madrugada de domingo (20), por causa de uma pedra que entrou na tubulação que leva água à cidade. O cano, de cerca de 30 cm de largura, rompeu, e quase metade dos 18 mil moradores estão sem água.

O mesmo problema havia ocorrido em outro ponto da tubulação na madrugada de sábado - os técnicos levaram o dia inteiro, até a noite de sábado, para terminar o conserto.

Segundo a prefeitura, o temporal da semana passada, que obrigou cerca de 3.500 pessoas a deixar suas casas, remexeu o fundo dos rios que abastecem a cidade. Por esse motivo é que as pedras estão indo parar na tubulação. Há pelo menos uma semana o abastecimento de água está comprometido em Antonina. Antes, o problema eram os deslizamentos de terra, que destruíam os encanamentos - hoje protegidos por trilhos de trem. Agora, são as pedras.

Em Paranaguá, só 60% dos 150 mil habitantes estão com o fornecimento de água regularizado. Os mananciais que abastecem a cidade, localizados no meio da serra do mar, ficaram cheios de lama e detritos. Em alguns deles, a tubulação que leva a água às estações de tratamento foi totalmente destruída. Parte do problema foi contornado durante a semana, com a construção de redes alternativas e com a limpeza das represas. Segundo a Defesa Civil do município, porém, a situação só deve se normalizar dentro de uma a duas semanas.

Tanto em Paranaguá quanto em Antonina há caminhões-pipa abastecendo os moradores. Em Antonina, eles passam de rua em rua. Em Paranaguá, há 22 pontos de distribuição de água à população. Apesar de não estar mais chovendo no litoral, a Defesa Civil do Paraná continua atenta a possíveis deslizamentos de terra.

Comentários