Chuvas tendem a diminuir com a chegada do outono

Apesar de o clima de verão ter se despedido antes da hora, o Outono começa de fato às 20h21 deste domingo (20) , com máxima de 21 e mínima de 13 graus em Curitiba, parcialmente nublado com chuvisco. A estação, segundo os meteorologistas, deve cumprir bem o seu papel de transição entre o calor e a umidade do verão com o frio e o tempo seco do inverno. A boa notícia é que os temporais tendem a diminuir, assim com o quantidade de chuva. O sol deve aparecer mais, apesar das temperaturas mais baixas.

O Climatempo prevê que a primeira massa de ar polar significativa derruba a temperatura no fim de abril, que pode gerar a primeira geada no ano em Curitiba e Região Metropolitana. Em maio e em junho outros sistemas provocam forte resfriamento, que causa a formação de geadas. Especialmente o mês de maio deve ser bastante frio, com massas polares fortes. Vale ressaltar que mesmo com a previsão de dias frios, a temperatura deve ficar um pouco acima da média se comparado a outonos anteriores, segundo os meteorologistas.

Segundo o Instituto Simepar, uma massa de ar mais frio progride pelo Sul do País, trazendo um declínio das temperaturas (mais acentuado na metade sul) e predomínio e Sol na maioria das regiões. No sábado à tarde faz calor no norte e noroeste. Entre os Campos Gerais, região metropolitana de Curitiba e as praias o céu continua com muita nebulosidade por conta dos ventos úmidos que sopram do Oceano ao continente, o que acarreta em pouca variação de temperaturas ao longo do dia e presença de chuvas fracas a qualquer momento. O mar fica agitado na costa gaúcha, catarinense e paranaense neste domingo.

Comentários