Detran vai notificar 38 mil motoristas

São mais de R$ 20 milhões em penalidades não pagas


A partir desta quarta-feira, 38 mil motoristas começam a receber pelos Correios notificação de que estão devedores junto ao Detran. Ao todo são R$ 20,5 milhões em penalidades não pagas no Estado, verba que deixa de ser investida em programas educativos, campanhas de redução de acidentes, melhorias em sinalização, conservação de estradas e ações de segurança e policiamento.

Os proprietários de veículos que não pagaram, até dezembro de 2009, multas por infrações cometidas ao dirigir são inscritos no cadastro de divida ativa do Departamento e devem imprimir a guia de arrecadação disponível no site www.detran.pr.gov.br para regularizar a situação.

O cadastro de dívida ativa foi implantado em 2004 e reúne, anualmente, as multas com pagamento pendente. O objetivo é permitir que os proprietários evitem uma execução judicial, o que pode bloquear bens e dificultar a obtenção de crédito, por exemplo.

Os valores são corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais reajuste de 0,5% ao ano sobre o valor da multa. A cobrança é referente a penalidades que não permitem recurso na Junta Administrativa de Infrações (JARI) ou no Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Comentários