AIDS - Mobilização para testagem rápida de HIV será neste domingo


Neste domingo (22), a Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, realiza uma mobilização para testagem rápida de HIV, no Campus de Uvaranas, das 9h às 13h. O objetivo é ampliar o acesso da população ao diagnóstico da infecção pelo vírus HIV, fundamental para o controle da epidemia de AIDS no país.


Os resultados do teste rápido levam apenas 15 minutos entre o processo de cadastro, aconselhamento, punção digital e o resultado. O diagnóstico precoce é importante para a realização de um tratamento que garante a qualidade de vida da pessoa infectada.

No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura diariamente são realizados atendimentos para aconselhamentos, testes gratuitos de hepatite B, C, sífilis e testes rápidos anti- HIV e sem a necessidade de encaminhamento médico. De janeiro a maio, foram realizados 981 exames de diagnóstico rápido de HIV só no CTA.

Nos casos de resultado positivo para o vírus HIV, há apoio psicológico e caso seja confirmada a infecção, as pessoas são encaminhadas para o SAE para iniciar o acompanhamento médico e tratamento adequado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O CTA funciona na rua Enfermeiro Paulino, 200 (ao lado do Centro de Ação Social). O atendimento também se estende ao deslocamento da equipe para empresas e instituições, que podem solicitar a visita do CTA para a realização de exames e palestras informativas através de um agendamento.

Comentários