Bolsa Família tem queda de 25% em Ponta Grossa

Em seis anos, desde 2005, o número de famílias beneficiadas pelo ‘Bolsa Família’ em Ponta Grossa, reduziu cerca de 25%. De 11.103 famílias assistidas naquele ano, o número caiu para 8.329, em junho de 2011. Justificativa para essa queda é a melhoria na renda, ocasionada pela inserção no mercado de trabalho da construção civil, aquecido em razão das obras viabilizadas através do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

A redução se deve, ainda, pelo trabalho de atualização cadastral, implantado em 2009. Essa revisão cadastral, obrigatória desde 2009, tem permitido verificar quais famílias conseguiram melhorar a renda, acarretando no corte do pagamento. Quem não faz a atualização tem o benefício cancelado.

Paralelamente a essas duas questões, o trabalho de fiscalização, aliado às constantes denúncias, também é fator que vem culminando na queda. De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de seis mil famílias na faixa de renda que permite o recebimento do benefício. As informações são do jornal Diário dos Campos.

Comentários