Educação com inclusão em destaque
Com a concepção educação para todos, Ponta Grossa é referência e pólo de inclusão, concedido pelo Ministério da Educação. Com esse trabalho, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem garantido a inclusão de 376 crianças e adultos, matriculados na educação infantil, no ensino fundamental, e na educação para jovens e adultos, na rede pública municipal de ensino. Em Ponta Grossa, não somente o aluno com deficiência é trabalhado, mas também toda a turma em que este aluno está inserido.Ao todo 103 professores que trabalham individualmente com cada aluno. Cada professor conhece todo o histórico do aluno que acompanha e pode garantir a acessibilidade ao currículo escolar e na interação com outras crianças. As crianças com deficiência são atendidas no contraturno, com atividades especialmente preparadas, nas salas multifuncionais, equipadas para atender a este aluno. Estão implantadas 29 salas multifuncionais e todas capacitadas para atender a todas as necessidades.
O trabalho de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais já foi reconhecido nacionalmente. Em 2010, duas escolas municipais receberam o prêmio “Experiências Educacionais Inclusivas: a escola aprendendo com as diferenças”, concedido pelo Ministério da Educação.
Um dos casos que chamou a atenção do Ministério da Educação foi o trabalho desenvolvido pela escola Agenoridas Stadler, no Cara-Cará com uma aluna com diagnostico de transtorno global do desenvolvimento. Quando começou a ser alfabetizada, a menina não falava, não andava, era reclusa, e estava debilitada física e mentalmente.
Comentários