Fábrica da Paccar em PG será anunciada em 15 de setembro
Depois de meses de negociação, a norte-americana Paccar vai construir sua primeira fábrica no Brasil em Ponta Grossa. O anúncio oficial vai ocorrer no dia 15 de setembro - quando se comemora o aniversário do município - pelo governador Beto Richa (PSDB), que estará na cidade para inaugurar a fábrica de leite e creme de leite da Batavo. Representantes do Governo do Estado e do grupo norte-americano fecharam negociações para a instalação da unidade na cidade na última sexta-feira.
Sediada em Bellevue, no Estado de Washington, a Paccar pretende investir US$ 250 milhões na fábrica em Ponta Grossa, produzindo três modelos de caminhões da marca holandesa DAF, controlada pela companhia norte-americana: LF, CF e XF, que atenderiam o mercado brasileiro, marcado pela predominância de modelos cara-chatas.
A Paccar vende 100 mil caminhões por ano em todo o mundo. A previsão é que a fábrica em Ponta Grossa comece a produzir caminhões em 2013. Não há intenção da montadora em importar caminhões antes de iniciar a produção local, que irá gerar 1 mil empregos diretos.
Com a confirmação da vinda da Paccar, é a quarta grande multinacional que anuncia investimentos na região desde o início do programa Paraná Competitivo, lançado pelo governo Beto Richa para incentivar a vinda de novas indústrias. As outras foram a Ambev, também em Ponta Grossa, a Cargill, em Castro, e a Arauco, em Jaguariaíva.
Comentários