UPA atenderá comunidades do Santa Paula e Santa Terezinha

Até o final de outubro, dependendo das condições climáticas, as comunidades das vilas próximas aos núcleos Santa Paula e Santa Terezinha contarão com a mais moderna estrutura do sistema municipal de saúde. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está sendo construída no Santa Paula, um dos bairros mais populosos de Ponta Grossa, terá atendimento 24h e funcionará como uma espécie de mini-hospital, com leitos para internamento de curta duração e equipamentos de Raio X e de exames laboratoriais. Com mais de 1.600 metros quadrados de área útil, a UPA do Santa Paula está enquadrada no nível II e estará capacitada para atender até 300 pacientes por dia.

O investimento de aproximadamente R$ 2 milhões permitiu a construção de um novo conceito de saúde pública, onde as pessoas poderão receber atendimento médico em uma unidade com toda a infra-estrutura e conforto a qualquer hora do dia. Todos os equipamentos que serão instalados já foram comprados. A UPA contará com 24 leitos para internamentos de curta duração, separados para o público feminino, masculino e infantil. Uma sala será destinada para o atendimento emergencial, servindo de suporte para ambulâncias. Além desta, a UPA contará ainda com outros três quartos de isolamento, sendo um para mulheres, outra para homens e outra para crianças.0809 Fachada UPA.jpg
Outro diferencial da UPA em relação às Unidades de Saúde serão as salas de atendimento, sendo uma para adultos e outra especificamente para crianças. A unidade terá três consultórios para adultos e três para atendimento a pacientes infantis. Outra inovação são as salas para que os pacientes sejam medicados, como por exemplo, receber soro. Nesta sala estarão disponíveis seis poltronas para adultos e três para as crianças. Haverá também salas específicas para vacinação, curativos e inalação.

Comentários