Saúde faz 932 procedimentos no Esplanada

A primeira ação do programa “Saúde de Mãos Dadas Com a Comunidade” reuniu um grande público no Jardim Esplanada. Vários tipos de atendimentos e serviços foram prestados pela comitiva formada por 25 profissionais da área da saúde, e que conta com a colaboração do Senac, Cescage, Quartel General da 5ª BIB, UEPG, Sanepar, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte e Secretaria de Cultura e Turismo.

Durante sete horas consecutivas, foram feitos gratuitamente 30 procedimentos de puericultura, 18 serviços de odontologia, 78 emissões do cartão SUS, 330 aferições da pressão arterial, 330 testes de glicemia, coletados 66 exames preventivos do câncer de colo de útero, 42 atendimentos de farmácia, 18 cortes de cabelo e 20 pessoas foram vacinadas. Além disso, a comunidade participou de palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, com ênfase na AIDS.

PREVENÇÃO

Em uma ação integrada com empresas e instituições, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Prefeitura de Ponta Grossa leva à comunidade palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis e faz coleta de exames para VDRL (sífilis) Hepatites B e C, e HIV. “Isso faz parte das atividades extramuros realizadas pelo CTA que, quando solicitado, encaminha funcionários até o local para aconselhamentos e exames”, explica a revela a coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Secretaria de Saúde, Valéria Maria Koehler. A realização do exame é gratuita e o resultado sigiloso. saúde

Comentários