Secretário faz esclarecimentos sobre o Cartão do SUS

O Secretário Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Edson Alves, informa que o Ministério da Saúde revogou a Portaria 763, sobre a obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Através da Portaria Conjunta Nº 2, de 15 de março de 2012, o Governo Federal exclui temporariamente a obrigatoriedade do cartão para quaisquer procedimentos de saúde. “O único procedimento em que será necessária a apresentação do cartão é o internamento hospitalar e somente a partir de julho”, destaca o secretário. Mesmo assim, o ideal é que as pessoas façam o cartão para agilizar o atendimento.

O Cadastro Nacional de Usuários é o primeiro passo para a implantação do Cartão Nacional de Saúde em todo território nacional, sendo uma ferramenta importante para a consolidação do SUS, facilitando a gestão do sistema e contribuindo para o aumento da eficiência no atendimento direto ao usuário. Através dele, os usuários e seus domicílios são identificados permitindo a emissão do Cartão Nacional de Saúde.

O Cartão Nacional de Saúde possibilita a vinculação dos procedimentos ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados.

A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação único e válido em todo o território nacional. “Os usuários podem fazer o cadastramento para receber o Cartão SUS a qualquer tempo, sem pressa ou filas. A Prefeitura disponibiliza o cadastramento de forma perene”, garante o secretário.