Hospital Regional de Ponta Grossa recebe investimentos

O Hospital Regional de Ponta Grossa (HRPG) realizou na última segunda-feira, 12, a primeira cirurgia por videolaparoscopia da instituição. A Secretaria de Estado da Saúde investiu R$ 292 mil na aquisição do Sistema de Videolaparoscopia Storz HD de 3CCD, o mais avançado aparelho de cirurgias por imagem disponível, adquirido com os recursos que a Assembleia Legislativa do Paraná devolveu ao governo do Estado em 2011.

Segundo a diretora do hospital, Scheila Mainardes, o HRPG é a primeira unidade própria da secretaria estadual da Saúde a adquirir um equipamento desse porte. Com o total de R$ 1,6 milhão, vindos da Assembléia Legislativa do Estado (Alep), o HRPG adquiriu ainda um tomógrafo, uma processadora digital de imagens, nobreak de grande porte para UTIs e Centro Cirúrgico, mobiliário e cadeiras de rodas, que estão em fase de entrega.

APROVADOS EM CONCURSO PÚBLICO


Candidatos que foram aprovados no concurso para ocuparem cargos no Hospital Regional de Ponta Grossa (HRPG) podem ser chamados em um prazo de 60 dias. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), que garantiu o chamamento dos 317 concursados que aguardam para desempenharem suas funções. Apesar do concurso ter sido realizado em 2010, até agora apenas metade dos aprovados foi convocadao.

Após quase dois anos de espera, os mais de 300 aprovados precisam aguardar sanção do Governo do Estado para serem convocados, segundo a assessoria de comunicação da Sesa. Dos 600 funcionários previstos para suprir a demanda da instituição hospitalar e mantê-lo em pleno funcionamento, cerca da metade, isto é, 323 foram convocados para a realização de exames médicos no ano passado. Na época não houve convocação para as especialidades de endoscopia; gastroenterologia; intensivistas adulto e pediátrico; pediatria e ultrassonografia, no entanto, a assessoria da Sesa não soube informar a lista de especialidades dos futuros funcionários.

* Com informações de Diário dos Campos e Jornal da Manhã via assessoria.