SAÚDE: Farmácia Popular amplia lista de medicamentos gratuitos

Convênio agora inclui remédios para asma

A partir de junho, a Farmácia Popular amplia a oferta de medicamentos gratuitos e inclui os remédios para asma (ipratrópio, beclometasona e salbutamol). Além dessa novidade, a Farmácia Popular continua oferecendo medicamentos para doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Para a retirada, o usuário precisa da receita médica, que é válida por 4 meses, documento de identidade e CPF.

Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão dos medicamentos para asma aconteceu porque, após a gratuidade dos remédios para hipertensão e diabetes, foi percebido que a venda dos medicamentos para asma foi a que mais apresentou crescimento nas farmácias populares, chegando a 322% de aumento entre fevereiro de 2011 e abril de 2012. A expectativa do ministério é que a inclusão dos medicamentos tenha impacto positivo especialmente na saúde infantil, já que a asma está entre as principais causas de internação entre crianças de até seis anos.

Atualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas que adquirem medicamentos para o tratamento de asma. A estimativa do ministério é que, com a gratuidade, este número possa quadruplicar – como ocorreu com os medicamentos para hipertensão e diabetes após um ano de lançamento da gratuidade. Com informações da assessoria de comunicação PMPG.