A criação da CPI da SANEPAR e a importância da Câmara e da ACIPG

Na reunião realizada na Câmara Municipal, no dia 20/06/2012, entre o Vereador Edilson Fogaça e Sérgio Leopoldo, presidente da ACIPG, além do presidente da ACIPG levar a mensagem da nova diretoria da entidade aos vereadores de que a ACIPG é e sempre será amiga e parceira dos vereadores e da Câmara Municipal nos projetos e ações de interesse da sociedade pontagrossense, ficou definida uma linha de ação entre ambas as instituições com relação ao contrato de concessão pública de água e esgoto do município de Ponta Grossa onde a concessionária é a SANEPAR.

Este contrato vem através dos anos sofrendo um desgaste incomensurável na qualidade dos serviços prestados ao nosso município bem como a obrigatoriedade dos investimentos previstos na concessão.

Ainda nesta reunião ficou definido a criação de uma CPI ou CEI pela Câmara Municipal com o acompanhamento, apoio e parceira da ACIPG para aprofundamento da investigação se as obrigações da SANEPAR estão sendo cumpridas. 

Pela concessão feita à SANEPAR pelo município existe percentuais que a concessionária deve cumprir sobre a cobertura da rede de esgoto do município, ano a ano, bem como a ampliação e modernização do sistema de captação de água e tratamento de esgoto do município, além dos investimentos na recuperação e conservação dos rios, córregos e nascentes do município de Ponta Grossa.

Pelos dados e números analisados até 2008, através da ARAS - Agência Reguladora de Águas e Saneamento de Ponta Grossa - temos que a SANEPAR não está cumprindo com a obrigatoriedade dos  investimentos e de manutenção na rede de esgoto bem como na de captação de água e tratamento de esgotos.

A Câmara Municipal, através dos demais vereadores, após esta reunião entre o Sérgio Leopoldo da ACIPG e o Vereador Edilson Fogaça, decidiram pela imediata criação da CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito, que vai investigar os assuntos acima descritos. O requerimento foi protocolado e a comissão será formada na segunda-feira.

Isto mostra que sempre que a Câmara Municipal de Ponta Grossa representada pelos seus vereadores e a ACIPG- Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa caminharem juntas quem ganha é a população da cidade de Ponta Grossa.