Pesquisa: 67% dos usuários consideram saúde em PG “boa” ou “ótima”

Saúde continua sendo a pedra no sapato do atual prefeito

O prefeito Pedro Wosgrau Filho divulgou nesta quarta-feira (20), durante entrevista coletiva, uma pesquisa que mostra a aprovação dos usuários das unidades básicas de saúde do município.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope, entre os dias 26 de abril a 4 de maio, com 1.500 pessoas que foram atendidas nas unidades de saúde nos últimos três meses.

Os entrevistados fazem parte do cadastro de atendimento da Secretaria de Saúde e foram sorteados para responder às perguntas. O estudo foi encomendado pela Prefeitura com o intuito de verificar a situação da saúde na visão dos usuários, portanto, o resultado não significa necessariamente a opinião da população sobre a saúde pública.

 Das 1.500 pessoas entrevistadas pelo Ibope, 67% consideraram o atendimento geral nas unidades como ótimo e bom e 78% delas recomendariam a unidade de saúde a outras pessoas. Atendimento da enfermagem e dos médicos foram os itens mais bem avaliados, contando com a aprovação de 84% e 80%, respectivamente. A pesquisa também mostrou que a maioria das pessoas procura atendimento médico nas unidades uma vez por mês (35%).

Um fato curioso mostrado foi o de que 2% das pessoas procuram atendimento diariamente. Os motivos que levam às unidades foram consultas (51%), retirada de medicamentos (19%) e medir pressão, retorno com especialista e exames (18%). A maioria dos usuários é mulher (66%) e 43% dos entrevistados têm 50 anos a mais. (Fonte: assessoria PMPG)