Justiça Eleitoral prepara urnas para 2º turno

TRE começa a lacrar 700 urnas que serão utilizadas no pleito
A Justiça Eleitoral inicia hoje, a menos de dez dias do segundo turno, a preparação das cerca de 700 urnas eletrônicas que serão utilizadas durante a votação em Ponta Grossa. A geração de mídias foi concluída na tarde desta quinta-feira e nesta manhã iniciam-se as cerimônias públicas de carga e lacração dos equipamentos.

Os servidores da Justiça Eleitoral também estão avaliando a possibilidade de os resultados do pleito serem transmitidos diretamente das 674 seções para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no dia 28. Ainda no primeiro turno, em cada um dos 126 locais de votação, três seções transmitiram os resultados para o TRE.

De acordo com as informações da Justiça Eleitoral, o sistema de transmissão é seguro e não apresenta nenhum risco de manipulação durante o envio dos dados ao Tribunal. Sem que os resultados tenham que ser transportados ao Fórum Eleitoral para a apuração, um dos principais avanços esperados é a agilidade na divulgação do resultado oficial do pleito. No primeiro turno, por exemplo, o resultado foi conhecido em cerca de uma hora e meia após o encerramento da votação. As informações são do jornal Diário dos Campos.