Nota do PDT regional sobre democracia e acesso à informação em PG

Márcio Pauliki Coordenador regional do PDT
Um governo democrático depende de uma sociedade civil bem informada, onde o acesso à informação permite participar plenamente da vida pública da sua cidade. A democracia depende do acesso mais amplo possível a ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura. O direito à informação implica na obrigação de que os órgãos públicos garantam o acesso quando solicitado e que publiquem as informações de forma acessível sem necessidade de requerimentos específicos.

Acompanhei pela Imprensa no dia de hoje estarrecido a decisão do prefeito Marcelo Rangel (PPS) de negar o envio de documentos requeridos pelo vereador do PDT Antonio Laroca Neto. 

O prefeito alega custos elevados com cópias e a demanda de serviços dos órgãos da Prefeitura para negar o envio dos documentos para a Câmara Municipal. Uma situação muito fácil de ser resolvida, bastando apenas o prefeito solicitar aos departamentos competentes gerar os relatórios e enviar ao vereador os arquivos em uma mídia digital.

Manifesto o meu apoio a todos os vereadores de Ponta Grossa que foram igualmente ao Laroca desrespeitados em seu dever constitucional de fiscalizar os atos do Poder Executivo.