Inscrições para o Enem começam nesta segunda com maior rigor na redação

As inscrições para a edição de 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão abertas na segunda-feira (13). As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de outubro. O Ministério da Educação espera receber até 6,1 milhões de inscrições.

Os candidatos terão até 29 de maio para pagarem a taxa de inscrição, que foi mantida em R$ 35. Estudantes de escolas públicas não pagam.

'Maior rigor com a redação'
 
As regras de correção do Enem serão semelhantes às da edição de 2012. Porém, segundo Mercadante, "a grande mudança vai ser no maior rigor com a redação". Para dar conta das novas exigências, que incluem anular redações com deboche, reduzir a discrepância entre as notas dos corretores e exigir justificativa para redações nota 1.000 com erros, algumas medidas foram tomadas.

Para coibir tentativas de deboche na prova, um item será acrescentado no artigo do edital que fala sobre as razões para que uma redação receba nota zero do MEC. O item 14.9.5 do edital que deve ser publicado na quinta-feira afirma que a redação "que apresente parte do trecho deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada 'anulada'".

A comissão que elabora o edital do Enem decidiu pelas mudanças, depois que candidatos no último Enem inseriram receita do miojo e o hino do Palmeiras no texto ganharam notas 560 e 500, respectivamente. Esse tipo de produção receberá a nota zero. (Fonte: G1)