Projeto de mobilidade urbana começa com retirada de ônibus da avenida

Estudos divulgados pelo Instituto de Planejamento de Ponta Grossa (IPLAN) apontam para a possibilidade de transferir as linhas de ônibus que passam pela avenida Vicente Machado para a Rua do Rosário. A experiência foi iniciada no domingo, com a retirada dos estacionamentos laterais dos dois lados da rua do Rosário, entre a Praça Barão do Rio Branco e a Praça Duque de Caxias, para que a via possa comportar o tráfego de ônibus.

A primeira fase experimental do projeto começou no domingo, com o tráfego dos ônibus da linha Sem Parar, que não necessita de embarque e desembarque. Durante o primeiro trajeto da linha foi estudado o fluxo e a velocidade da via.

O segundo teste será feito nesta quarta-feira (23), com tráfego do ônibus na linha experimental em horário de pico. O ônibus circulará entre 7 horas e 8h30 e das 17 horas às 19 horas até o final da semana. Nesta fase será avaliado se os ônibus podem fazer as curvas de maneira correta e segura e também se o veículo é compatível com a rua.

Após essas avaliações, será a vez de testar a linha com os passageiros, havendo paradas durante o trajeto e a praça Barão do Rio Branco será ponto de embarque e desembarque. As decisões que estão sendo tomadas visam a prioridade do transporte coletivo nas vias públicas de Ponta Grossa. Na próxima semana, a AMTT inicia uma campanha de incentivo aos motoristas para dar preferência aos ônibus na faixa direita da Rua do Rosário.