Ex-gerente da Petrobras afirma que alertou pessoalmente Foster sobre irregularidades

A ex-gerente da Petrobras Venina Velosa da Fonseca afirmou em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, que alertou pessoalmente a presidente da empresa, Graça Foster, sobre irregularidades em contratos. "Eu estive com a presidente pessoalmente quando ela era diretora da área de gás e energia. Discutimos o assunto. Foi entregue uma documentação com uma denúncia na área de comunicação”, disse. A avaliação da entrevista foi publicada pelo portal da Veja.

Na última terça-feira, a Petrobras afirmou que a ex-gerente só havia feito afirmações vagas em mensagens e que Graça Foster só foi alertada sobre irregularidades em um e-mail enviado em 20 de novembro deste ano, após a demissão da funcionária. 

Mas o Fantástico mostrou um e-mail que Fonseca enviou para Graça Foster em outubro de 2011 em que ela se queixava sobre os técnicos da empresa estarem sendo passados para trás e sobre o "esquartejamento" de projetos para dificultar a fiscalização. À época do e-mail, Graça Foster era diretora de gás e energia. Ela assumiu a presidência em fevereiro de 2012.

A ex-gerente disse que outros funcionários conhecem as irregularidades e espera que eles também denunciem. "Espero que os empregados criem coragem e comecem a reagir", disse.