Rompimento de adutora compromete abastecimento no litoral

Uma tubulação que interligava os reservatórios de água de Canoas e Ipanema, no Litoral do Paraná, se rompeu nesta terça-feira (30) e deixou os reservatórios com apenas 40% do nível normal. O problema foi resolvido ontem mesmo pelas equipes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), mas a perda compromete o abastecimento no litoral. Devido aos baixos níveis dos reservatórios, a água não consegue chegar com a pressão necessária a alguns pontos. Os balneários mais atingidos são Ipanema, Shangri-lá e Atami, de acordo com informações da Gazeta do Povo.

A companhia destaca que o consumo desenfreado de água nas praias do Paraná também está ajudando a piorar a situação. Desde o último dia 28, o consumo aumentou 11% na região de Matinhos-Pontal do Paraná, o que tem impedido a recuperação das reservas de água.

Segundo a Sanepar, ainda não é possível prever quando a situação será regularizada. A empresa recomenda que os paranaenses que estão passando o fim de ano nas praias façam uso racional da água. Atividades como lavar roupa, encher piscina e outras de uso não prioritário devem ser feitas fora do horário de pico no consumo, que vai das 10h às 20h.