Governo do Estado sanciona criação de quatro regiões metropolitanas




















O governador Beto Richa sancionou a criação de quatro regiões metropolitanas no Paraná, com sede em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel e Toledo. Agora, são oito as regiões metropolitanas no Estado. As quatro novas se juntam às de Curitiba, Umuarama, Londrina e Maringá.

A integração do transporte coletivo e de sistemas de saneamento básico e o maior acesso aos serviços públicos também são benefícios para a população dessas regiões.

COMO FUNCIONA - Cada região metropolitana será gerida por um conselho com cinco membros indicados pelo Estado e pela Prefeitura da cidade-sede, além de um conselho consultivo formado por representantes de todos os municípios participantes. Ambos os conselhos devem elaborar planos de desenvolvimento integrado e executar programas e projetos comuns.

Cascavel terá a maior região metropolitana, com 23 cidades e 500 mil habitantes. Apucarana e região concentram uma população de 300 mil habitantes. A região de Campo Mourão contará com 24 cidades e concentra uma população aproximada de 340 mil habitantes. E a região de Toledo terá 18 municípios com uma população estimada de 350 mil habitantes.