Ponta Grossa atende 60% das exigências da Lei de Acesso à Informação

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) constatou que Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, é o município do grupo pesquisado que melhor atende à Lei de Acesso à Informação (LAI). A lei obriga prefeituras de cidades com mais de 10 mil habitantes a informarem os gastos públicos nos sites oficiais de governo. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (7).

A auditoria foi feita no final de 2014 com técnicos do TCE em parceria com alunos das seis universidades estaduais e integrantes de observatórios sociais. Dos 399 municípios do Paraná, 69 cidades com população superior a 10 mil habitantes foram escolhidas para a auditoria.

Segundo o TCE, somente 10% dos municípios da amostra regulamentaram a lei de acesso. Apenas três prefeituras atendem mais de 50% das exigências da lei. Ponta Grossa está em primeiro lugar, com 60,73% de atendimento, seguida por Assis Chateaubriand, com 55,56% de atendimento. Em terceiro lugar, aparece Bandeirantes, com 50,72% de itens em conformidade com a lei.