Documentos necessários para requisição do cartão do Passe Livre

O Passe Livre prevê duas passagens diárias de graça nos ônibus da Viação Campos Gerais (VCG) para estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior que morem a mais de 2 quilômetros da escola ou faculdade e tenham frequência de 85%. Segundo a prefeitura, o Passe Livre vai custar cerca de R$ 550 mil por mês. O recurso sairá do orçamento da Secretaria Municipal de Educação. A intenção é atender cerca de 14 mil alunos.

Veja quais são os documentos para requisição do cartão do passe livre para estudantes no transporte coletivo urbano na cidade de Ponta Grossa, que será entregue de 04 a 15 de maio. Os créditos só terão validade a partir de junho:

- RG ou certidão de nascimento do aluno;
- CPF do aluno;
- Comprovante de endereço (conta de conta de água ou de luz, carnê de IPTU, contrato de aluguel, correspondências bancárias, de órgãos públicos ou comerciais, entregues pelos Correios);
- RG do representante legal do aluno (para menores de 18 anos);
- CPF do representante legal do aluno (para menores de 18 anos);
- Declaração de inexistência de vaga em escola a menos de dois quilômetros da residência do aluno (Para alunos que não estudam em instituição mais próxima de sua residência);
- Contrato de prestação de serviço de educação, comprovando bolsa de 100% (para estudante de instituição privada);
- Termo de Guarda ou Termo de Encaminhamento do Conselho Tutelar (para alunos que não estão sob cuidados do pai ou da mãe).

O estudante deve preencher e assinar o requerimento do Passe Livre (veja abaixo), também disponível no Diário Oficial do Município.


A Prefeitura de Ponta Grossa irá disponibilizar os cartões do Passe Livre para alunos já beneficiados pelo Meia Tarifa, e que morem a mais de dois quilômetros da escola onde estudam. O mutirão ocorre de 4 a 15 de maio, no Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi, na Rua Silva Jardim, no Parque Ambiental. O horário de funcionamento é das 9h às 18h.