Com derrota, Brasil fica fora da Copa das Confederações pela 1ª vez

A derrota para o Paraguai impedirá a seleção brasileira de defender o tricampeonato da Copa das Confederações, já que a única vaga sul-americana do torneio de 2017 na Rússia será dada ao campeão da Copa América. Esta será a primeira vez que o Brasil não participa da tradicional competição que antecede a Copa do Mundo. Chile, Peru, Patraguai e Argentina seguem na disputa.

A Copa das Confederações reúne o último campeão mundial (Alemanha), os vencedores dos torneios continentais e o país-sede (Rússia) e serve como teste para a organização da Copa do Mundo do ano seguinte. O primeiro dos quatro títulos do Brasil na Copa das Confederações aconteceu em 1997, na primeira edição do torneio sob a chancela da Fifa, na Arábia Saudita. A equipe também venceu também as três últimas edições, em 2005, 2009 e 2013.

Com a derrota para o Paraguai em Concepción, o Brasil também não terá o seu principal jogador, Neymar, nas duas primeiras partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo (ainda sem tabela definida). O atacante do Barcelona levou quatro jogos de suspensão pela expulsão diante da Colômbia, mas só cumpriu dois jogos na Copa América. Com Estadão Conteúdo