Conversa de WhatsApp entre deputados mostra troca de apoio por emendas

Mensagens compartilhadas em um grupo no WhatsApp criado por deputados federais mostram que uma operação na qual parlamentares de primeiro mandato ameaçaram derrotar o pacote fiscal da presidente Dilma Rousseff caso não fossem liberadas verbas para seus redutos eleitorais.

A Folha de S. Paulo teve acesso ao conteúdo das mensagens trocadas nos últimos dias pelo aplicativo. "A hora de pressionar é agora que temos votações importantes pro governo. Depois, já era!”, escreveu o deputado Fábio Miditieri (PSD-­SE). O Delegado Waldir (PSDB-GO) também participa do grupo, “Bora (sic) reunir... Será que fomos vítimas de estelionato?”, questionou.

O grupo que foi criado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) com o nome de “Deputados Federias Novatos” mostra, além da sinceridade que raramente é tornada pública, como os novatos assimilam rapidamente velhas práticas do Parlamento. Na lista, há representantes de partidos nanicos, dos aliados PMDB e PC do B, dos oposicionistas DEM e PSDB, e até mesmo do PT.