Redução de vereadores de 23 para 19 é aprovada em comissão

Os membros da Comissão Especial da redução dos vereadores devem protocolar ainda nesta semana o parecer favorável ao projeto de Pascoal Adura (PMDB), que diminui de 23 para 19 o número de vagas na Câmara de Ponta Grossa.

O anúncio pela aceitação da proposta se deu na tarde de ontem. Segundo o relator do Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), Nilson Ribeiro ‘Nilsão’ (PT), a decisão foi tomada porque não houve consenso entre os membros da Comissão Especial. “A discussão de favoráveis e contrários não fechou, então decidimos deixar para que o soberano plenário decida sobre a redução”, disse.

Conforme apurou o Jornal da Manhã, caso o parecer favorável seja protocolado até sexta-feira, a redução pode entrar em primeira votação já na próxima semana. Para ser aprovada e valer já nas próximas eleições, a medida precisa de pelo menos 16 votos no plenário.

Autor da proposta, Pascoal Adura aponta uma economia de quase R$ 1 milhão por ano. Somado aos salários dos três assessores dos gabinetes, cada vereador tem um custo aproximado de R$ 20 mil por mês. Segundo Pascoal, os recursos poderiam ser investidos em áreas como saúde e educação.