PF desarticula quadrilha de tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (29) a Operação Quijarro, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa internacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que atuava no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

De acordo com a PF, cerca de 150 Policiais Federais cumprem 14 mandados de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e 7 de condução coercitiva nas cidades de Londrina (PR) e Araucária (PR), Corumbá (MS), Martinópolis (SP), Presidente Prudente (SP) e São Paulo (SP).

A Polícia informou que foram sequestrados até o momento sete imóveis no Brasil e bloqueadas diversas contas bancárias dos investigados. Os presos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, falsificação de documentos públicos e privados, além de furto, roubo, homicídio e organização criminosa.

A denominação Operação Quijarro é uma referência ao fato de que a organização criminosa investigada efetuava o ingresso da cocaína no Brasil através da cidade de Puerto Quijarro, na Bolívia, fronteira com a cidade de Corumbá (MS).