Temer prepara pronunciamento como presidente efetivo

Os temas e o formato do primeiro pronunciamento que o presidente em exercício, Michel Temer, estuda fazer, caso seja efetivado após a conclusão do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, foram acertados ontem. Em cadeia nacional de rádio e TV, Temer usará o pronunciamento do Sete de Setembro para projetar as ações do governo.

Apesar de citar a “herança” com dificuldades econômicas que recebeu do governo da petista, a ideia é que a mensagem seja focada mais em futuro do que em passado. Não será um balanço, mas uma mensagem de otimismo e esperança. A mensagem terá um pouco do que foi feito nos 100 dias de governo com destaque por exemplo ao aumento de 12,5% no Bolsa Família e a continuidade do programa Minha Casa Minha Vida.

O foco principal da fala de Temer será a economia e a defesa de reformas estruturais. A ideia é tentar explicar para a população temas considerados fundamentais, como a reforma da Previdência e a trabalhista. Para depois do impeachment, o Planalto quer reforçar a ideia de que trabalha para a retomada da criação de empregos.