Carnês do IPTU e IPVA começam a ser entregues

Residentes em Ponta Grossa e motoristas começam a receber, a partir desta quarta-feira, os carnês de impostos referentes ao ano de 2017. Enquanto há o início, já neste dia 28, da entrega dos boletos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), os Correios deverão começar a levar aos primeiros contribuintes os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) na quinta-feira, dia 29. O vencimento de ambos os impostos ocorre na segunda quinzena de janeiro de 2017. A informação é do portal aRede e do Jornal da Manhã.

No caso do IPVA, o governo do Estado informa uma redução média de 4,7% no valor pago sobre carros usados. A maior dos veículos terá a incidência da alíquota de 3,5% sobre o valor do carro, baseado pela tabela FIPE. Pagam 1% os proprietários de veículos com GNV, ônibus, caminhões e veículos de carga e aluguel. O Paraná conta com uma frota de 4,36 milhões veículos tributados, os quais deverão gerar R$ 3,38 bilhões aos cofres do governo estadual, valor 5% maior que a previsão de arrecadação em 2016, que totalizou R$ 3,22 bilhões.

Já o IPTU também não terá aumento, apenas a reposição da inflação, o que representa uma alta de 7,58% em relação ao valor pago neste ano. Os carnês chegaram da gráfica e estão em separação nos Correios, para cada um dos carteiros, com o objetivo de agilizar a entrega. Essa divisão segue nesta quarta, e pode avançar até quinta – por isso é que o objetivo é iniciar a entrega no dia 29, caso possível.

Pagamento à vista garante descontos nos impostos

Quem optar pelo pagamento à vista, terá descontos. No caso do IPVA, que vence entre os dias 23 e 27 de janeiro, dependendo da placa (final 1 e 2 dia 23, e assim segue, até dia 27, com o pagamento das placas de final 9 e 0), o desconto é de 3%. Se optar pelo parcelamento, pode fazer em até três vezes. Já no caso do IPTU o desconto é maior, que chega a 20% no pagamento a vista. Já para quem preferir pagar de forma parcelada, pode pagar em até 12 vezes, com o vencimento das parcelas no dia 20 dos meses posteriores.